Planeta Esotérico

Água com alecrim benefícios

Você já conhece todos os benefícios da água com alecrim? O alecrim tem uma longa história de usos culinários e aromáticos, bem como na medicina tradicional à base de plantas e na medicina ayurvédica.

O arbusto de alecrim (Rosmarinus officinalis) é nativo da América do Sul e da região do Mediterrâneo. Faz parte da família Lamiaceae, juntamente com hortelã, orégano, erva-cidreira e manjericão.

Muitas pessoas apreciam a água com alecrim por seu sabor, aroma e benefícios para a saúde.  Essa é uma mistura rica em compostos antioxidantes, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Antioxidantes são compostos que ajudam a proteger seu corpo contra danos oxidativos e inflamações, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Eles são encontrados em uma variedade de alimentos vegetais, como frutas, legumes e ervas, como alecrim. O a água com alecrim também contém compostos que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é atribuída principalmente aos seus compostos polifenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.

Devido ao seu poder antioxidante, o ácido rosmarínico é frequentemente usado como conservante natural para prolongar a vida útil de alimentos perecíveis. 

Embora faltem pesquisas especificamente sobre a água com alecrim, estudos em tubo de ensaio e em animais sobre o próprio alecrim sugerem que os ácidos carnósico e rosmarínico têm efeitos semelhantes à insulina no açúcar no sangue.

Algumas pesquisas sugerem que esses compostos podem aumentar a absorção de glicose pelas células musculares, diminuindo assim o açúcar no sangue.

Outros benefícios da água com alecrim

Pode beneficiar a saúde do coração. Um estudo em animais descobriu que o extrato de alecrim reduziu o risco de insuficiência cardíaca após um ataque cardíaco.

Pode promover a digestão. O extrato de alecrim às vezes é usado para tratar a indigestão, mas faltam pesquisas sobre seu uso. No entanto, acredita-se que o alecrim apoie a digestão, promovendo um equilíbrio saudável das bactérias intestinais e reduzindo a inflamação.

Pode aumentar a perda de peso. Um estudo em animais observou que o alecrim impediu o ganho de peso em camundongos, mesmo aqueles alimentados com uma dieta rica em gordura.

Pode promover o crescimento do cabelo. Algumas pessoas afirmam que o uso de chá de alecrim caseiro como xampu promove o crescimento do cabelo, mas faltam pesquisas.

Embora esses benefícios pareçam promissores, são necessárias mais pesquisas, especialmente para determinar os possíveis benefícios de beber água com alecrim.

Somos o Planeta Esotérico.
 Aqui você encontra dicas, interpretações de sonhos e conteúdo para o seu bem-estar.