O Tarot e a Numerologia


O tarólogo, astrólogo, numerólogo e escritor Jaime E. Cannes nos explica sobre a relação do tarot com a numerologia: " A Numerologia é uma das técnicas mais usadas, pois através dela é possível com a data de nascimento do consulente conhecer seu arcano da alma e seu arcano da personalidade, por exemplo. Esse cálculo foi criado por Angelis Arrien e publicado no livro " The tarot handbook", em 1987. Nele Arrien diz que os arcanos de números 1 a 9 representam a proposta da alma, uma idéia ou qualidade arquetípica que a alma vem desenvolvendo há muitas vidas para alcançar sua evolução. Já os arcanos de números 10 a 22 representam os traços marcantes da personalidade atual e as qualidades arquetípicas que se manifestam nessa vida.  Com o conhecimento desses números/arcanos pode-se ter uma idéia geral da personalidade do consulente. Além disso, com o conhecimento do arcano regente do ano de um aniversário a outro do consulente pode-se avaliar as tendências gerais de seu crescimento interior.", finaliza Jaime E. Cannes.


A Numerologia está presente nas lâminas do tarot, sendo que cada uma corresponde a um número. Ao tirar-se os arcanos durante uma leitura, a somatória dos números desse arcano resulta em um número que corresponde a um outro arcano, que simboliza a resposta final da questão colocada.


O significado de cada carta individualmente também está intimamente relacionado às características de personalidade relativas ao número representado na lâmina. Por exemplo, o arcano número 1, o Mago, assim como esse mesmo número, também significa, entre outras coisas, início, ousadia, novo começo, criatividade, individualidade, etc. Portanto, podemos incluir na interpretação de cada arcano as características numerologicas nele presentes como complemento de suas características gerais e também para fins de previsão, quando se deseja ter uma noção aproximada relativa a tempo numa consulta.