O Tarot Celta


Os celtas eram um povo que habitou a Europa em torno de 2000 a.C. Sua cultura sobreviveu principalmente na Irlanda e nas Ilhas Britânicas, e atravessou os séculos até hoje, atraindo pessoas que se encantam com sua beleza e sabedoria.


Segundo a taróloga, numeróloga e terapeuta holística Silvana Giudice, " a origem do povo celta é incerta e muitos acreditam que sejam provenientes da Pérsia, Índia ou mesmo do Egito. Mas uma de suas características mais marcantes foi seu profundo respeito e contato com a natureza, a qual era fonte de sabedoria. Os Druidas pertenciam à mais alta hierarquia sacerdotal e observavam os bosques e as árvores, descobrindo seus segredos e obtendo remédios. Os adivinhos e magos liam o futuro no "carvalho sagrado", considerado pelos celtas como uma árvore mágica.


O tarot Celta é muito rico em sua simbologia. Nele são combinadas elementos da história de seu povo, como rei Arthur, mago Merlin, sacerdotisa Morgana, excalibur, Tristão e Isolda, enfim, seus heróis, deuses e lendas.


É constituído de dois arcanos principais: o arcano Maior, de 20 cartas e o arcano Menor de 52 cartas.


O arcano Maior define basicamente o interior do consulente e sua atitude perante o presente e o futuro.


O arcano Menor descreve situações mais concretas ligadas à saúde, amor, dinheiro e relacionamentos pessoais. É composto de 4 naipes: a foice, as árvores, os triskeles e a espada. A foice de ouro era o instrumento com o qual se cortava a erva de passarinho. As árvores eram os elementos mais venerados. Os triskeles eram a representação dos opostos e da conciliação. A espada era o instrumento de luta por excelência", finaliza Silvana. A pesquisadora e terapeuta holística Liliane Mattoso acrescenta que " o tarot Celta foi criado através dos arquétipos da religião Druida, sendo que sua cultura e crença é baseada no princípio criador feminino e o culto da "Deusa". Repleto de magia e misticismo, o tarot Celta mostra ao consulente através da mitologia céltica-druídica os aspectos positivos e negativos da pergunta em questão", explica Liliane. Assim, o tarot Celta procura trazer toda a sabedoria desse povo que sabia se relacionar de maneira harmônica consigo mesmo, com a natureza e com o próximo.